nasci em 1966 na casa dos meus pais, em Coimbrões, lugar do concelho de Vila Nova de Gaia, onde vivi até aos cinco anos, sendo a mais nova de três irmãos. em 1972 a minha família mudou-se para Francelos (também em Vila Nova de Gaia) onde frequentei a metade feminina da escola primária (no dia 25 de Abril andava na 2ª classe). continuei os meus estudos no Ciclo Preparatório e depois na Escola Secundária de Valadares.1  com onze anos fiz o meu primeiro (de quase trinta) campo de férias. foi nos campos que eu encontrei o meu lugar no mundo e boa parte das minhas referências vitais.

toda a vida quis ser professora ou psicóloga mas, subitamente, em pleno 12º ano, decidi ser médica. no entanto, não consegui entrar em Medicina à primeira tentativa e (depois de uma incursão falhada na Escola de Enfermagem D. Ana Guedes, em 1985) só em Janeiro de 1986 iniciei, no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), o meu curso de Medicina.
 
como sabiamente preconizou Abel Salazar (o patrono do ICBAS), "um médico que só sabe Medicina, nem Medicina sabe". assim, a universidade foi para mim muito mais do que estudar. durante 7 anos envolvi-me no movimento associativo estudantil, participei nos orgãos do ICBAS e da Universidade, realizei programas de rádio e escrevi um livro, tendo concluído a licenciatura em Novembro de 1992.

mal comecei o internato geral no Hospital Geral de Santo António, em 1993, mudei-me para o Porto. em 1997 comecei o internato da especialidade de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Douro (depois de ter frequentado também no Hospital Geral de Santo António dois anos do internato da especialidade Medicina Interna). nesse mesmo ano casei e em 1998 nasceu o meu filho. terminei a especialidade em Fevereiro de 2000, em Abril comecei a trabalhar como médica de família no Centro de Saúde da Senhora da Hora e, meses depois, nasceu a minha filha. em Janeiro de 2013 fui transferida para o Centro de Saúde de S. Mamede Infesta, (também na Unidade Local de Saúde de Matosinhos).

profissionalmente, além de médica de família, fui (entre 2004 e 2014) orientadora de formação do internato de Medicina Geral e Familiar, sou professora auxiliar convidada no ICBAS e tenho publicado em revistas médicas.

gosto muito de morar no Porto, de estar em casa, de ver os filhos crescer (e a fazerem campos) e de sair para estar com amigos e família. já ouvi mais música, mas continuo a não dispensar um mp3 com uma boa selecção de canções de todos os tempos. no tempo livre gosto de ler, ler e ler (até ao torcicolo). se for na praia ou numa esplanada ao sol, é o céu.


1 hoje Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves